Guia de fusão em fibra óptica

O que devo observar em uma maquina de fusão?

O guia a seguir traz uma dica de um dos principais fornecedores de máquinas de fusão de fibra óptica presentes no país. Aqui o leitor poderá encontrar o equipamento para o seu projeto. As informações estão dispostas num link de fácil consulta. Um item como modelo, aplicação, segurança contra surtos e autonomia.

Com a expansão do FTTH – fiber to home  por parte dos provedores regionais e operadoras, as máquinas de fusão ganham destaque especial nas compras do setor. Elas são usadas para realizar emendas de fibras ópticas, ou seja, uma junção permanente ou temporária de dois ou mais seguimentos de fibras. As emendas podem aumentar a extensão de um cabo óptico, fazer a mudança de tipo de cabo, conectar um equipamento ativo ou fazer manobras em um sistema de cabeamento.

Para realizar a fusão, a fibra deve ser limpa, clivada e alinhada. Na máquina, a fibra é submetida a um arco voltaico,, obtido a partir de uma diferença de potencial aplicadas sobre dois eletrodo de metal, que eleva a temperatura e provoca seu derretimento e soldagem. Após a fusão, a fibra é revestida por resinas, que oferecem resistência mecânica à emenda. A fibra emendada é acomodada nas caixas de emenda. 

Para ajudar o leitor a escolher o melhor equipamento para seu projeto, arevista RTI pulica a edição atualizada do guia de máquinas de fusão.

Hoje a 100Giga recomenda  um dos melhores fornecedor de máquina de fusão do mercado , a Fujikura.